Grama Batatais com o melhor preço m2



Informações sobre Grama Batatais
Por em

Nome científico: Paspalum notatum - Família Poaceae.


Características:

Planta herbácea da classe das Monocotiledôneas de clima tropical e subtropical, popularmente conhecida como grama Batatais, grama Matogrosso, grama de Pasto e Gramão, entre outras. Espécie rústica (nativa) de folhas pilosas, lineares com crescimento entre 15 e 30 centímetros de altura. Possui extrema resistência a pisoteio e consegue sobreviver, mesmo em regiões quentes de solos pobres, secos e inférteis; por esta razão, é indicada para plantio de contenção, contra erosão de solo em taludes de beira de rodovias, platôs, aterros, encostas e beira de açudes, rios e lagos.

Essa grama tem crescimento rápido e produz grande quantidade de massa verde, por este motivo, precisa ser aparada sempre que o volume das folhas ultrapassarem de 3 a 5 centímetros de altura. Estas medidas, contribuem para que o gramado possa captar melhor a luz solar, e assim, desenvolver raízes mais fortes e mais consistentes.

Condições para plantio:

A grama Batatais é colhida no pasto com enxada, em meio a pragas e ervas daninhas; suas placas são retiradas com formato muito irregular e medem aproximadamente 0,16 m2 cada. A irregularidade destas placas dificulta muito a execução do plantio pois, as placas não se encaixam perfeitamente umas nas outras e o plantio não fica compacto e uniforme; deste modo, requer mais experiência e abilidade na execução. Para obter mais informações sobre esse tipo de plantio, leia nosso passo a passo completo com informações sobre Como plantar grama batatais e tire mais dúvidas.

Manutenção pós-plantio:

No início do plantio a grama batatais é muito susceptível à infestação de pragas e ervas daninhas; principalmente na fase inicial do plantio, brotação e desenvolvimento da grama. Apos esse período, se suas folhas forem aparadas regularmente, a batatais por sua característica agressiva, crescerá normalmente sufocando e eliminando as ervas daninhas com altura menor ou igual a sua massa foliar. Importante: Após ser plantada, essa grama precisa ser irrigada diariamente por um período de pelo menos 30 dias, para que possa brotar e desenvolver um gramado forte bonito e saudável.

Principais vantagens dessa grama:

Preço baixo para aquisição
Forma gramados densos
Adapta-se bem à solos pobres
Alta resistência a pisoteio

Desvantagens:

Alto custo para manutenção
Não sobrevive bem em regiões frias e áreas sombreadas
Maior incidência de pragas e ervas daninhas
Placas irregulares de difícil encaixe





500x500